domingo, 23 de outubro de 2011

Bilioteca George Peabody



A Biblioteca George Peabody, anteriormente a Biblioteca do Instituto Peabody da cidade de Baltimore, data da fundação do Instituto Peabody em 1857. Nesse ano, George Peabody, um filantropo Massachusetts-nascido, dedicou o Instituto Peabody para os cidadãos de Baltimore na apreciação de seus "gentileza e hospitalidade."
O Instituto Peabody, de acordo com a Carta George Peabody, originalmente composta por uma biblioteca pública gratuita, uma série de palestras, um conservatório de música e uma coleção de arte. O Instituto é hoje uma divisão da The Johns Hopkins University.

FOTO


Biblioteca George Peabody
A Peabody edifício da Biblioteca, que foi inaugurado em 1878, foi projetado pelo arquiteto Baltimore Edmund G. Lind, em colaboração com o reitor, o Dr. Nathaniel H. Morison. Reconhecida pela sua impressionante arquitectura interior, a Sala Stack Peabody contém cinco camadas de rochas ornamentais em ferro fundido, varandas, o que aumentará dramaticamente até o teto 61 pés acima do chão. O ferro foi fabricada pela Companhia Bartlett-Robbins. A arquitetura da Biblioteca Peabody é discutido em James D. Dilts e Baltimore Catharine F. Black 's de ferro fundido Buildings & Ferragens Architectural (1991).
Refletindo os interesses acadêmicos do século XIX, a biblioteca consiste de uma coleção de referência geral em praticamente todos os assuntos, mas música. A biblioteca contém mais de 300.000 títulos a maioria dos quais datam da XVIII ao século XX. Aspectos mais importantes na coleção são a arte, arqueologia britânica e arquitetura, a história britânica e americana, biografia, literatura Inglês e americanos, línguas românicas e da literatura, clássicos gregos e latinos, história da ciência, geografia e de exploração e de viagens, incluindo uma coleção grande mapa .

A Biblioteca Peabody permaneceu parte do Instituto Peabody até 1966, quando o acervo da biblioteca foi transferida para a cidade de Baltimore e administrada como um departamento da Biblioteca Livre Enoch Pratt. A coleção foi transferida novamente, em 1982, desta vez para The Johns Hopkins University. A Biblioteca George Peabody é agora uma parte do Departamento de Coleções Especiais de Bibliotecas da universidade Sheridan. A manutenção das disposições do presente original do Sr. Peabody, a Biblioteca George Peabody é uma coleção não-circulantes aberto ao público em geral. A biblioteca está localizada a 17 E. Lugar de Mount Vernon, Baltimore, MD 21202.

FOTO


Biblioteca George Peabody
VÍDEO 

 
 


Biblioteca George Peabody

*******

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Biblioteca Nacional de Portugal



A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), localizada na Cidade Universitária de Lisboa, é a depositária do património bibliográfico e documental de Portugal. Foi criada por Alvará de 29 de Fevereiro de 1796, com o nome de Real Biblioteca Pública da Corte, tendo como objectivo o acesso do público geral ao seu acervo, desta forma contrariando a tendência da época europeia de disponibilizar apenas para sábios e eruditos os tesouros manuscritos e impressos da sua Biblioteca Real.
Com uma colecção que ultrapassa três milhões de peças, a sua função actual é o resultado de uma evolução e da consequente adaptação às características de comunicação e informação da sociedade contemporânea.
As suas atribuições são: reunir, conservar e difundir o património documental português, ou seja, no decorrer dos seus duzentos anos, tornou seu acervo valor inestimável, seja por meio de depósito legal ou como aquisição de obras de reconhecido valor bibliográfico, ou cultural, permitindo-lhes o acesso e não descuidar paralelamente a preservação de todo o seu acervo para as gerações futuras.
FOTO


Biblioteca Nacional de Portugal


******

Biblioteca Nacional da Argentina


A Biblioteca Nacional da Argentina (espanhol: Biblioteca Nacional de la República Argentina) é a maior biblioteca do país e reúne, em suas coleções, uma das fontes bibliográficas mais importantes das Américas. Está localizada no bairro da Recoleta em Buenos Aires.
A Biblioteca Nacional da Argentina foi criada por decreto da Junta de Governo da Revolução de Maio de 7 de setembro de 1810. No ano de 1884 a biblioteca passou a pertencer ao Governo Nacional. O diretor que construiu a nova sede da Biblioteca foi nomeado em outubro de 1955, sendo ele o escritor Jorge Luis Borges.
VÍDEO



Biblioteca Nacional da Argentina

FOTOS


Biblioteca Nacional da Argentina


Biblioteca Nacional da Argentina

Site: http://www.bn.gov.ar/

******